E nossa incursão por Guarapari - ES continua! Mas agora fomos a outro parque. Ele inclui trilhas maravilhosas por trechos de Mata Atlântica e restinga, uma longa faixa de praia e uma lagoa de água doce, inacreditável. Este é o Parque Estadual Paulo César Vinha, convido você a conhecê-lo agora no nosso 3º episódio da incursão por Guarapari - ES.
Este parque, com toda essa diversidade de locais e belezas naturais incríveis, já esteve ameaçado pela ganância de extratores de areia. Pessoas locais nos informaram que a areia branca era cobiçada para a fabricação de vidros. Mas um biólogo ativista resolveu lutar pela preservação do lugar, ele se chamava Paulo César Vinha, daí o atual nome do parque.
![]() |
PEPCV / Foto:Ana Paula A.S. Milhomem |
![]() |
Frutos encontrados na trilha Clusia - Parque Estadia Paulo Cesar Vinha / Foto:Ana Paula A.S. Milhomem |
Terminando a primeira trilha é possível fazer a segunda, Trilha da Restinga (2,5km) que percorrendo cerca de 1,5km se chega à Praia e mais 1km à Lagoa de Caraís. Na caminhada até à praia é possível observar muita fauna e flora selvagem, o caminho é reto (linear) e acessível, inclusive para cadeirantes. Durante o trajeto encontramos borboletas, uma cobra, além de lindas flores. Os tipos de vegetação também são diversos e, neste trecho, um bom observador percebe as transições entre elas, com destaque para o brejo herbáceo.
![]() |
Flores encontrados na trilha Restinga - Parque Estadia Paulo Cesar Vinha / Foto:Ana Paula A.S. Milhomem |
A chegada à praia proporciona uma vista espetacular, daquelas que nos fazem recarregar as “baterias” e aumentar, ainda mais, a nossa satisfação de lutar pela preservação do meio ambiente.
![]() |
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha / Foto: Leonardo Milhomem |
Daí em diante se pode optar por continuar a caminhada até a lagoa pela praia ou por uma trilha paralela. Optamos pela praia e pudemos observar, novamente, os Piru-pirus (Haematopus palliatus), desta vez se alimentando, vocalizando e fazendo pequenos voos encantadores.
![]() |
Piru-pirus (Haematopus palliatus) / Foto: Leonardo Milhomem |
E no fim da trilha… faltam adjetivos para descrever a beleza e a maravilhosa sensação de encontrar uma lagoa separada do mar, apenas por uma pequena faixa de areia. A este cenário acrescenta-se uma formação rochosa, vegetação nativa e montanhas ao fundo. Lindo é pouco! O vídeo pode ajudar a entender o que sentimos ao chegar.
![]() |
Mar e Lagoa de Caraís - PEPCV |
A Lagoa de Caraís não é de água salgada e possui uma temperatura ótima para banho e uma cor que a faz ficar conhecida popularmente como “Lagoa coca-cola”. Mas a ela dedicaremos um vídeo e um post inteiro em seguida.
Gostou? Então compartilhe com seus amigos que merecem conhecer essa beleza !
Comente, pergunte, curta, compartilhe, mande mensagens, adoramos interagir com nossos leitores.
Não perca o próximo episódio no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCul8jpy1QZCcbgQfORcFTiA) !
BioCamera Ação, você por dentro da Natureza !
Informações adicionais:
A entrada ao parque é liberada para visitantes
É Gratuita
Fica na: Rodovia do Sol, Km 38
Funciona entre: 8h e 17h
Nos encontre também:
Aviso: Não manuseie plantas ou animais selvagens sem conhecimento. BioCamera Ação não maltrata animais, respeita a legislação ambiental e busca sempre as imagens de forma que todo o meio ambiente seja respeitado.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário