Em mais uma postagem sobre o querido Olhos D’Água, vamos nos dedicar ao Bar Museu e à Fatinha Fitas e Fios. (https://youtu.be/MGECEyHgPg4)
Por fora, as duas portinhas rústicas, e por vezes um megafone com músicas sertanejas antigas, já começam a mostrar que ali há um diferencial.
Antes mesmo de entrar, o visitante já percebe, pelas pinturas, papéis colados, escrituras e fotografias que aquele não é incomum.
Quando se entra e não há ninguém, um cachorro que fica atrás do balcão late e avisa aos donos que há um cliente, enquanto se espera é impossível não olhar para os lados. e ver os registros históricos, mapa, fotografia, avisos etc, que cobrem toda a parede, é impossível não ficar alguns minutos olhando.
Mas não esqueçamos que fomos a um bar, e então vamos em frente. A especialidade são as cachaças curtidas (se colocam frutas, cascas, raízes) e se deixa por longo tempo até que a pinga incorpore os sabores ou propriedades do que foi colocado dentro dele. Tudo isso acomodado em garrafas do tipo “PET”.
A simpatia dos donos é outro atrativo. Trata-se de um casal de senhores que cuidam de dois bares na cidade. O Bar Museu, sem dúvida é o mais famoso deles. É daqueles que você entra, escolhe uma pinga e toma de pé (mesmo que tenha cadeira) e o atendente lhe permite uma boa prosa.
Passagem obrigatória para quem visita Olhos D’Água, mesmo para quem não bebe. O BAR MUSEU abre também aos domingos.
Vale lembrar ainda que é em frente a este bar que passa a linha do Tratado de Tordesilhas, mas vamos deixar que a própria proprietária fale mais sobre ele (veja o vídeo).
Os Artesanatos são lindos, são feitos com fibras de bananeira, palhas de milhos e diversas folhas do cerrado. Por mais que a gente se esforce para descrever, é preciso ver as imagens (veja as fotos e o vídeo).
Além de ser um amplo espaço e bem organizado, os atendentes são receptivos e se pode encontrar tecelagens feitas a mão.
Não imaginávamos encontrar tantas atrações em tão pequeno e povoado, mas a receptividade dos moradores e a história, do lugar, nos proporcionou e rendeu 4 posts com belas histórias e imagens.
Esperamos que tenham gostado. Comente, curta, compartilhe e nos ajude a preservar e divulgar as coisas boas da história e da natureza!
BioCamera Ação, você por dentro da natureza!
Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário