março 17, 2017

Caninana - (Spilotes pullatus)

Hoje vamos falar sobre cobras, em especial, a Caninana (Spilotes pullatus).


Esta cobra é considerada uma das mais rápidas do mundo, quando ameaçada ela pode achatar a cabeça em sinal de alerta, pode chegar a 4 metros de comprimento.
A sua coloração também parece assustadora, pois muitas vezes na natureza a coloração “viva” de alguns animais serve de “alerta”. Isso indica que eles podem ser venenosos, o que pode afastar seus predadores.
Caninana (Spilotes pullatus) / Foto: Fabrício Queiroga
Mas no caso da Caninana, muitas dessas informações levam as pessoas ao erro. Pois esta cobra na realidade não é venenosa. Ela pode até morder seres humanos quando se sentir ameaçada, mas não oferece perigo.


Para muitos ela é uma cobra mansa, evita o contatos com os seres humanos. Além disso, alimenta-se de aves, lagarto e roedores e, por isso, tendem a ser muito úteis no controle de pragas em áreas rurais de plantio.



São relativamente comuns no Brasil, assim como nas Américas Central e do Sul e são conhecidas também como arabóia, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto.


Caninana (Spilotes pullatus) / Foto: Fabrício Queiroga
O que fazer se encontrar uma cobra como esta? Nada, provavelmente ela vai se esquivar dos humanos e seguir o seu caminho, caso ela ofereça algum incômodo, chame um especialista (biólogo, veterinário etc) para retirá-la do local e restituí-la ao meio ambiente.



Nunca mate ou maltrate animais silvestres!


BioCamera Ação, você por dentro da Natureza.

Imagens de Fabrício Queiroga em Pirenópolis - GO.


No facebook: https://www.facebook.com/bio.camera

março 14, 2017

Garça-branca-pequena a ave que tem pó !

Quem nunca parou para observar uma garça?
Quem nunca chegou perto de uma garça de jardim para saber se era de verdade, ou de uma de verdade para saber se era de jardim?
As garças chamam a nossa atenção não é de hoje, mas além disso possuem algumas peculiaridades interessantes.
Hoje, nos dedicaremos à Garça-branca-pequena (Egretta thula).






Ela é considerada pequena quando comparada à Garça-branca-grande (Ardea alba), mas pode chegar a 61 cm. Ela ocorre em praticamente todo o Brasil, onde também pode ser conhecida pelos nomes: garcinha-branca, garça-pequena e garcinha.


O nome “Egretta” do nome científico se refere ao feixe de plumas presentes em sua cabeça, em especial no período reprodutivo, Ela é toda branca e, segundo informações do  Wiki Aves, (http://www.wikiaves.com) “a plumagem é rica em pó, o qual é produzido por plumas de pó concentradas no peito e nos lados do corpo”.


No vídeo é possível ver uma garça se alimentando de peixe, mas não é só. Também se alimenta de insetos, larvas, caranguejos, anfíbios e répteis. E por isso, são encontradas em locais com bastante água, como lagos, rios, beira-mar, mangues e etc.
BioCamera Ação
Garça-branca-pequena (Egretta thula) / Foto: Fabrício Queiroga

Garça-branca-pequena (Egretta thula) / Foto: Fabrício Queiroga

Garça-branca-pequena (Egretta thula) / Foto: Fabrício Queiroga

Garça-branca-pequena (Egretta thula) / Foto: Fabrício Queiroga



Quando estão se reproduzindo é o casal que cuida do ninho, ou seja, ambos incubam os ovos que são esverdeados e/ou azulados. Após nascerem os filhotes, os pais os alimentam regurgitando a comida.


BioCamera Ação, curta, comente e compartilhe e nos ajude preservar o meio ambiente.


BioCamera Ação, você por dentro da Natureza !




Fonte das informações:
http://www.wikiaves.com/garca-branca-pequena

março 01, 2017

Incursão Guarapari - Além das praias Ep. #4 - Lagoa com cor de Coca-Cola?

E a nossa última postagem referente ao 4º episódio da série Incursão Guarapari - Além das Praias, trás belezas naturais incríveis como nos outros episódios, mas com uma curiosidade imperdível.

A pergunta é: Você já viu uma lagoa com cor de Coca-cola?

Já pensou em tomar banho de mar, atravessar uma pequena faixa de areia tomar banho em um lago?

Não precisa responder nem pensar muito, confira o vídeo e conheça mais esta bela curiosidade que BioCamera Ação traz para você!



Sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha, escrevemos um pouco mais na postagem anterior. (http://biocameraacao.blogspot.com/2017/02/incursao-guarapari-alem-das-praias-ep-3.html)

Imagem: GoogleMaps / PEPCV
Agora vamos nos dedicar à Lagoa de Caraís, ou popularmente apelidada como Lagoa Coca-Cola. A caminhada, da entrada do parque até a lagoa, é de cerca de 2,5 km, com trechos pela vegetação e trechos pela praia.

Uma formação rochosa esconde o grande diferencial do parque. Uma lagoa, caprichosamente separada do mar por uma pequena faixa de areia. Somente isto já seria o suficiente para recompensar quem fez a caminhada.

Parque Estadual Paulo Cezar Vinha, Guarapari, Espírito Santo, Brazil
Lagoa de Caraís (Lagoa Coca-cola) Parque Estadual Paulo Cesar Vinha / Foto: Leonardo Milhomem
Mas as surpresas não param por aí! Ao chegar mais perto se vê que a cor da água é bem diferente do que estamos acostumados. Possui uma coloração escura, que lembra a cor da coca-cola. Os desavisados podem imaginar que trata-se de algum tipo de poluição.
Lagoa de Caraís (Lagoa Coca-cola) / Foto: Leonardo Milhomem
Na realidade a cor da água é naturalmente escura por conta da vegetação em decomposição. 

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Guarapari, Espírito Santo, Brasil
Peixes na Lagoa de Caraís (Lagoa Coca-cola) / Parque Paulo Cazar Vinha/ Guarapari - ES / Foto: Léo Milhomem
Ou seja, é limpa, inclusive com peixes e algas, que pudemos fotografar sem grandes esforços.
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Guarapari, Espírito Santo, Brasil
Algas - Lagoa de Caraís (Lagoa Coca-cola) / Foto: Léo Milhomem
O banho revela mais um prazer, a água não é gelada como costuma ser o mar da região, e isso permite um banho extremamente agradável, se pode passar horas dentro da lagoa sem sentir frio.
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Guarapari, Espírito Santo, Brasil
Lagoa de Caraís (Lagoa Coca-cola) / Foto: Léo Milhomem

Um caminho alternativo para se chegar à lagoa é um passeio de caiaque que pode ser agendado para grupos. Infelizmente não foi o nosso caso desta vez. Mas o lugar nos inspirou tanto que certamente retornaremos para trazer outras perspectivas deste lugar tão surpreendente.

Lagoa de Caraís (Lagoa Coca-cola) / Foto: Léo Milhomem

O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) fica às margens de uma rodovia bastante conhecida na região que liga a capital Vitória a Guarapari (Rodovia do Sol, Km 38), a entrada é gratuita. Como o acesso é fácil, até as pessoas menos acostumadas com trilhas podem ser aventurar.

Entrada do Parque / Foto: Léo Milhomem
BioCamera Ação, recomenda !

Gostou? Então compartilhe com seus amigos que merecem conhecer essa beleza !

Comente, pergunte, curta, compartilhe, mande mensagens, adoramos interagir com nossos leitores.


BioCamera Ação, você por dentro da Natureza !

Informações adicionais:

Nos encontre também:

Fontes: