maio 18, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 3

Mais uma vez, voltamos à cidadezinha que nos encantou (Olho D’Água - Alexânia - GO).

O povoado por si só, já tem cara de antiga, com suas casas com portas e portais de madeira, telhas coloniais, paredes grossas, mas ao descer uma pequena rua ao lado da praça, nos aguardava uma pequena surpresa, um antiquário daqueles que dá vontade de passar o dia inteiro, além das antiguidades, também é possível ver muitas curiosidades.
Antiquário Alexânia Goiás - Feira do Troca
Antiquário da Dedé / Foto: Ana Andrade


É o “Coisas de Olhos Antiquário”, à primeira vista parece apenas um antiquário qualquer, mas não se engane. E além da paixão pelas antiguidades, a Dedé, a dona, também tem uma paixão pela plantas.

Após passar pela casa, onde se pode encontrar antiguidades, somos conduzidos a um belo quintal. O que com certeza, impressionou ainda mais nós do BioCamera Ação.
 Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Plantas do "Coisas de Olhos Antiquário" / Foto: Ana Andrade


Lá ela cultiva e vende uma variedade de suculentas, orquídeas e bromélias que estão organizadas e disposta com muito bom gosto (confira o vídeo).
 Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Plantas do "Coisas de Olhos Antiquário" / Foto: Ana Andrade


Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Plantas do "Coisas de Olhos Antiquário" / Foto: Ana Andrade


A dona Dedé, logo nos fez uma recomendação e nos deu uma dica, alí, também em Olho D’Água, existe o Clube da Semente do Brasil.
Clube da Semente do Brasil / Foto: Ana Andrade

Trata-se de uma ONG que trabalha com a preservação de plantas, principalmente árvores, por meio da coleta, preparação e distribuição e vendas de sementes e mudas da flora nativa.

Fomos recebidos pelo Antônio que, com muito prazer, nos mostrou as instalações da ONG. Lá percebemos a seriedade e o profissionalismos no trabalho que eles desenvolvem, em um terreno de aproximadamente 10.000m2, vimos mudas, sementeiras, e uma grande quantidade de sementes coletadas que estavam sendo preparadas e até já prontas para plantio.
Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Clube da Semente do Brasil / Foto: Ana Andrade


Antônio também nos explicou o trabalho e as dificuldades que a ONG enfrenta atualmente, talvez parte do terreno tenha que ser vendido para que ela possa continuar seus trabalhos. Se você quiser conhecer mais acesso o site http://www.clubedasemente.org.br/.
Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Clube da Semente do Brasil / Foto: Ana Andrade


E se você resolver ir a Olhos D’Água, não se esqueça de conhecer também este lindo local.

Mas, o povoado ainda tem mais uma surpresa, o Bar Museu, e a loja de artesanatos Fatinha Fibra e Fios, parada obrigatória para quem passa por lá! Confira no próximo post.
Não perca e não esqueça de seguir nosso Blog, Canal no Youtube e Facebook.

maio 16, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 2

Voltando ao pequeno povoado que os encantou no interior de Goiás, vale relatar que naquele local o Historiador  Paulo Bertran em seu livro “História da Terra e do Homem no Planalto Central”  escreveu que “Pelo meridiano de 48º35’25” da linha de Tordesilhas(...)” Este meridiano corta, além de outras cidades goianas, Olhos D'Água.



Pois bem, essa é uma das surpresas que queríamos trazer para vocês.

Linha do tratado de Tordesilhas: Imagem: google maps
O tratado de Tordesilhas. Ele foi assinado em 1494. “O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.” (wikipedia).
Tratado de Tordesilhas / Fonte: Wikipedia

Há muitas controvérsias sobre qual seria de fato o local da famosa linha imaginária, geógrafos e historiadores divergem quanto ao real local, considerando a curvatura da terra, uma suposta inclinação da famosa linha, tudo isso causado pela ausência de uma expedição que fora acordada na assinatura do trato e nunca realizada de fato. Mas o que nos interessa é que um grande estudioso da economia, geografia e história do planalto central (Paulo Bertran), em seus estudos descreveu por onde passaria a famosa linha.



E cá estamos nós, exatamente neste local.
Linha do tratado de Tordesilhas sobre Olhos D'Água / Imagem: google maps


Aos mais curiosos a imaginação permite ir longe, não só pela linha em si, mas pelo clima interiorano, com suas casas históricas, que o local nos propicia.
Entrada do Bar Museu / Olhos D'Água - Alexânia/Foto: LMR

O vídeo nos permite ter uma ótima idéia do que seria da Coroa Portuguesa e Espanha (Coroa de Castela, à época).

Quem diria que este pequeno povoado teria uma história tão interessante?

Mas ainda tem mais coisas lindas como Antiquário e belas iniciativas como o Banco de Sementes do Brasil, também podem ser encontrado em Olho D’Água. Sobre isso, escreveremos em nosso próximo post. Não perca e não esqueça de seguir nosso Blog, Canal no Youtube e FaceBook.
Fotos: Ana Paula Andrade e Leonardo Milhomem

maio 06, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 1

Pegamos um desses feriados prolongados e decidimos conhecer um povoado bem pequenino escondido como tesouro no interior de Goiás.




Casa em Olhos D' Água / Foto: Leonardo Milhomem
Fomos ao povoado de Olho D’Água, que fica no município de Alexânia. Este município atualmente é famoso por ter uma fábrica de cervejas e refrigerantes e um Outlet, mas não foi nada disso que fomos buscar.


Quem passa pela  estrada que liga Brasília a Goiânia (BR-060), acaba passando por Alexânia, uma cidade criada na década de 1950, mas poucos sabem que lá existe um pequeno tesouro escondido nos limites deste município, e que tem uma bela história.
Olhos D'Água / Imagem: Google

A região ainda possui muita área de cerrado preservado (no que pese a expansão agrícola da região) então fomos buscar imagens, como sempre fazemos, para os nosso canais (Youtube e Facebook), mas nos chamou a atenção a beleza do pequeno povoado.
Olhos D'Água - Alexânia - GO / Foto: Ana Andrade

Fomos em busca de alguma coisa interessante que pudéssemos trazer para vocês, mas a surpresa foi maior que imaginávamos, encontramos muitas coisas interessantes. Tantas coisas que apenas uma postagem ou um vídeo seria insuficiente para demonstrar essas belezas e curiosidades que encontramos.


Olhos D'Água - Alexânia - GO / Foto: Ana Andrade
A primeira coisa que nos impressionou foi o clima bucólico. A sensação de paz ao entrar no povoado é convidativa. Assim como em outras cidades do interior do Brasil, há uma grande igreja e em sua frente uma praça, rodeada de edificações antigas e muito bem conservadas.


Por sorte, era dia de feira. Esta pequena feira ocupa uma parte da praça e logo, mesmo sem comprar nada, já fomos bem recebidos e fizemos amizade com os feirantes. Os produtos locais são típicos de interior, com ovos, queijos, doces, óleos medicinais, mas também encontramos artesanatos.
Barraca de artesanatos da Gabriela - Feira de Olhos D'Água - Alexânia - GO / Foto: Ana Andrade



Léo e a Artesã Gabriela - Olhos D'Água - Alexânia - GO.
Foto: Ana Andrade
Por falar em artesanatos, nossa primeira tentativa de compra foi frustrada, ao tentar comprar uma saboneteira de cerâmica, não foi possível! A artesã Gabriela, não nos deixou comprar, pois na realidade nos presenteou e ainda nos deu mais duas saboneteiras para sortear para os nosso leitores, o que faremos em breve pelo Facebook. Além disso, nos deu várias dicas sobre as outras atrações e curiosidades de Olho D'Água.


Uma das curiosidades é que bem ali, naquele lugarzinho bem escondido, passa a linha do Tratado de Tordesilhas. Você se lembra do famoso tratado entre Portugal e Espanha que dividiu as Américas? Então, aquela linha imaginária passa bem alí, mas de tão interessante vamos dedicar um post e um vídeo inteiro para este assunto.


É possível nos seguir pelo Blog e também pelo Facebook e Youtube. Fique ligado em BioCamera Ação e não perca as outras atrações que esse pequeno povoado, já apelidado de pequena Pirenópolis, tem.

Olhos D'Água ou Olho D'Água ? Segundo o IBGE, o nome oficial é Olho D'Água (singular), que inclusive já foi a sede do Município antes de existir e ser chamado de Alexânia, mas quase todas as pessoas que conhecemos, inclusive os moradores chamam mesmo é de Olhos D'Água(plural).

maio 04, 2017

Esplanada dos Ministérios Selvagem !


Quando se fala em Brasília, a maioria das pessoas já pensa logo em arquitetura ou política, mas nós decidimos mostrar que aqui também tem um pouquinho de vida selvagem também, confira o vídeo.


Essas imagens foram feitas com celular, no coração de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, principalmente no anexo do Ministério da Educação.

Se inscreva em nosso canal do Youtube, para ver mais belezas relacionadas a natureza, meio ambiente, turismo ecológico, discuriosidade e muito mais.