maio 16, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 2

Voltando ao pequeno povoado que os encantou no interior de Goiás, vale relatar que naquele local o Historiador  Paulo Bertran em seu livro “História da Terra e do Homem no Planalto Central”  escreveu que “Pelo meridiano de 48º35’25” da linha de Tordesilhas(...)” Este meridiano corta, além de outras cidades goianas, Olhos D'Água.



Pois bem, essa é uma das surpresas que queríamos trazer para vocês.

Linha do tratado de Tordesilhas: Imagem: google maps
O tratado de Tordesilhas. Ele foi assinado em 1494. “O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.” (wikipedia).
Tratado de Tordesilhas / Fonte: Wikipedia

Há muitas controvérsias sobre qual seria de fato o local da famosa linha imaginária, geógrafos e historiadores divergem quanto ao real local, considerando a curvatura da terra, uma suposta inclinação da famosa linha, tudo isso causado pela ausência de uma expedição que fora acordada na assinatura do trato e nunca realizada de fato. Mas o que nos interessa é que um grande estudioso da economia, geografia e história do planalto central (Paulo Bertran), em seus estudos descreveu por onde passaria a famosa linha.



E cá estamos nós, exatamente neste local.
Linha do tratado de Tordesilhas sobre Olhos D'Água / Imagem: google maps


Aos mais curiosos a imaginação permite ir longe, não só pela linha em si, mas pelo clima interiorano, com suas casas históricas, que o local nos propicia.
Entrada do Bar Museu / Olhos D'Água - Alexânia/Foto: LMR

O vídeo nos permite ter uma ótima idéia do que seria da Coroa Portuguesa e Espanha (Coroa de Castela, à época).

Quem diria que este pequeno povoado teria uma história tão interessante?

Mas ainda tem mais coisas lindas como Antiquário e belas iniciativas como o Banco de Sementes do Brasil, também podem ser encontrado em Olho D’Água. Sobre isso, escreveremos em nosso próximo post. Não perca e não esqueça de seguir nosso Blog, Canal no Youtube e FaceBook.
Fotos: Ana Paula Andrade e Leonardo Milhomem

Nenhum comentário:

Postar um comentário