julho 09, 2017

As formigas também criam suas Vaquinhas !

Realmente parece estranho a afirmação do título desta postagem, mas ela tem algum sentido.


Quando se observa uma foto como esta é natural imaginar que a formiga poderia estar atacando o outro inseto (pulgão).


Mas não é o que parece! Esses pulgões são como se fossem seu rebanho de gado. Estranho né? Veja o vídeo !

É comum um fazendeiro proteger o seu rebanho de vacas por estar interessado em seu leite, ou quando os apicultores cuidam as abelhas em troca do seu mel. É exatamente isto que essas formigas estão fazendo, elas estão protegendo os pulgões em troca de um líquido açucarado que os pulgões liberam pelo abdômen.



É comum em plantas de frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, encontrarmos pontinhos pretos como estes:



Estes são os pulgões, eles são parasitas das plantas, ficam um bom tempo parados e sugando a seiva da planta, como se fossem “piolhos de plantas”. Mas quando eles fazem isso precisam ingerir uma grande quantidade de seiva para absorver aminoácidos, e acaba eliminando muito líquido ainda açucarado. E essas formigas adoram, com isso, protegem esses pulgões de predadores, como a joaninha, por exemplo. Essa relação é tão intensa que há casos em que elas cuidam dos filhotes, carregando-os até para seu próprio formigueiro.



Em termos técnicos essa é uma relação chamada de “esclavagismo”, onde a formiga praticamente escraviza os pulgões, pois a relação de dependência (por parte dos pulgões) é tão forte que dificilmente sobreviveriam sem a proteção das formigas.

Mais discuriosidade em nosso canal do Youtube !

Por:Leonardo Milhomem.

junho 18, 2017

Campus Party - Iniciativas Ambientais

O que um Blog de Meio ambiente está fazendo na Campus Party em Brasília?

Parece estranho à primeira vista, mas tínhamos a curiosidade de saber se diante de tanta inovação tecnológica havia algo relacionado ao meio ambiente.

E tinha! Em nossa breve passada pelo Campus Party Brasília, encontramos dois projetos que estão iniciando e foram apresentados.
Aplicativo EconoÁgua DF / Foto: EconoÁgua DF

EconoÁgua DF
Um deles é um aplicativo chamado Econoágua desenvolvido por um grupo de estudantes (Gabriel Lucas, Luana Feitosa, a gerente e Jonathan) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UDF. Como o próprio nome já indica, trata-se de um aplicativo que auxilia na economia de água, mas não é só isso.

Ele possuirá 3 funcionalidades, uma delas é um alerta de racionamento no bairro do usuário do aplicativo, a outra funcionalidade se refere aos cálculos de consumo de água do local comparando com padrões de consumo recomendados e a emissão de alertas. A terceira funcionalidade se refere ao gasto em dinheiro gerado pelo consumo de água do imóvel.

A outra inovação com enorme potencial que descobrimos é o Aerogerador de Baixo Custo. Trata-se de um projeto em desenvolvimento por uma equipe de Salvador, que utilizará a força dos ventos para gerar energia. Mas isso não é por si só a inovação.

Emerson Neri / Aerogerador. Foto: Leonardo Milhomem
O Aerogerador promete ser portátil, pois foi desenvolvido pensando nas barraquinhas de praia de Salvador. Além disso, ele é mais barato que as placas de energia solar e também poderá armazenar energia para momentos de pouco vento. O custo promete ser baixo considerando que utilizará peças recicladas e possivelmente baterias reutilizadas.


Tratam-se de projetos ainda em desenvolvimento, mas é muito bom saber que a garotada também está preocupada com o meio ambiente.
Inscreva-se agora mesmo em nosso Canal do Youtube.

junho 12, 2017

4 Coisas sobre as joaninhas, inclusive SEXO !

Todo mundo conhece joaninha, certo?

Mas elas têm algumas curiosidades que eu duvido que você saiba!


Poderiam ser escritos livros inteiros sobre as joaninhas. Elas possuem um ciclo de vida complexo, são muito diversas, e fazem parte da maior ordem dos insetos, a dos besouros. Ah, e fazem sexo de forma interessante.

1) As joaninhas são besouros

É possível que você já saiba que as joaninhas são insetos (3 pares de patas e 2 pares de asas), mas dentro das várias ordens dos insetos ela está na ordem coleoptera. Isso significa dizer que um dos pares de asas é modificada para formar uma espécie de carapaça dura (quitinosa) assim como os demais besouros, o outro par de asas, servem para voar.

Joaninhas


2) Inofensivas para nós e um terror para os pulgões

As joaninhas mais comuns são inofensivas para nós. Quem nunca brincou com uma delas na infância? Mas elas são grandes predadoras de outros insetos, como os pulgões por exemplo. Com isso são consideradas ótimas para os jardins, podem comer cerca de 5000 pulgões durante a sua vida, o que ajuda a proteger muitas plantas contra pragas.

3) São muito diversas


Saber exatamente o número de espécies de besouros não é fácil, pois eles são a ordem mais diversa dos insetos, inclusive especula-se que muitas espécies nunca nem foram descobertas. E com as joaninhas não é diferente, alguns sites informam que são de 4500 a 5000 espécies pelo mundo.

4) Sexo

Esses animais copulam de uma forma muito interessante, a espécie que filmamos, por exemplo, fazia movimentos relativamente bruscos e rápidos, o que nos pareceu bastante interessante considerando a “delicadeza” destes animais Confira o vídeo !
Veja o vídeo !


Fontes:



junho 01, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 4

Em mais uma postagem sobre o querido Olhos D’Água, vamos nos dedicar ao Bar Museu e à Fatinha Fitas e Fios. (https://youtu.be/MGECEyHgPg4)



Se você acha que vamos falar sobre um bar para tomar uma cerveja, ou uma baladinha, ou até mesmo daqueles com uma sinuca e mesinhas de ferro… Você está enganado! Este Bar é diferente de quase todos que você já viu por aí.
Por fora, as duas portinhas rústicas, e por vezes um megafone com músicas sertanejas antigas, já começam a mostrar que ali há um diferencial.

Antes mesmo de entrar, o visitante já percebe, pelas pinturas, papéis colados, escrituras e fotografias que aquele não é incomum.

Quando se entra e não há ninguém, um cachorro que fica atrás do balcão late e avisa aos donos que há um cliente, enquanto se espera é impossível não olhar para os lados. e ver os registros históricos, mapa, fotografia, avisos etc, que cobrem toda a parede, é impossível não ficar alguns minutos olhando.

Mas não esqueçamos que fomos a um bar, e então vamos em frente. A especialidade são as cachaças curtidas (se colocam frutas, cascas, raízes) e se deixa por longo tempo até que a pinga incorpore os sabores ou propriedades do que foi colocado dentro dele. Tudo isso acomodado em garrafas do tipo “PET”.

A simpatia dos donos é outro atrativo. Trata-se de um casal de senhores que cuidam de dois bares na cidade. O Bar Museu, sem dúvida é o mais famoso deles. É daqueles que você entra, escolhe uma pinga e toma de pé (mesmo que tenha cadeira) e o atendente lhe permite uma boa prosa.

Passagem obrigatória para quem visita Olhos D’Água, mesmo para quem não bebe. O BAR MUSEU abre também aos domingos.

Vale lembrar ainda que é em frente a este bar que passa a linha do Tratado de Tordesilhas, mas vamos deixar que a própria proprietária fale mais sobre ele (veja o vídeo).


Exatamente ao lado do bar há uma linda loja de artesanatos, trata-se da Fatinha Fibras e Fios. Não é sem motivos que inclusive ela foi matéria do Fantástico.

Os Artesanatos são lindos, são feitos com fibras de bananeira, palhas de milhos e diversas folhas do cerrado. Por mais que a gente se esforce para descrever, é preciso ver as imagens (veja as fotos e o vídeo).

Além de ser um amplo espaço e bem organizado, os atendentes são receptivos e se pode encontrar tecelagens feitas a mão.

Não imaginávamos encontrar tantas atrações em tão pequeno e povoado, mas a receptividade dos moradores e a história, do lugar, nos proporcionou e rendeu 4 posts com belas histórias e imagens.

Esperamos que tenham gostado. Comente, curta, compartilhe e nos ajude a preservar e divulgar as coisas boas da história e da natureza!



BioCamera Ação, você por dentro da natureza!


Mais sobre BioCamera Ação:
Youtube

maio 18, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 3

Mais uma vez, voltamos à cidadezinha que nos encantou (Olho D’Água - Alexânia - GO).

O povoado por si só, já tem cara de antiga, com suas casas com portas e portais de madeira, telhas coloniais, paredes grossas, mas ao descer uma pequena rua ao lado da praça, nos aguardava uma pequena surpresa, um antiquário daqueles que dá vontade de passar o dia inteiro, além das antiguidades, também é possível ver muitas curiosidades.
Antiquário Alexânia Goiás - Feira do Troca
Antiquário da Dedé / Foto: Ana Andrade


É o “Coisas de Olhos Antiquário”, à primeira vista parece apenas um antiquário qualquer, mas não se engane. E além da paixão pelas antiguidades, a Dedé, a dona, também tem uma paixão pela plantas.

Após passar pela casa, onde se pode encontrar antiguidades, somos conduzidos a um belo quintal. O que com certeza, impressionou ainda mais nós do BioCamera Ação.
 Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Plantas do "Coisas de Olhos Antiquário" / Foto: Ana Andrade


Lá ela cultiva e vende uma variedade de suculentas, orquídeas e bromélias que estão organizadas e disposta com muito bom gosto (confira o vídeo).
 Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Plantas do "Coisas de Olhos Antiquário" / Foto: Ana Andrade


Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Plantas do "Coisas de Olhos Antiquário" / Foto: Ana Andrade


A dona Dedé, logo nos fez uma recomendação e nos deu uma dica, alí, também em Olho D’Água, existe o Clube da Semente do Brasil.
Clube da Semente do Brasil / Foto: Ana Andrade

Trata-se de uma ONG que trabalha com a preservação de plantas, principalmente árvores, por meio da coleta, preparação e distribuição e vendas de sementes e mudas da flora nativa.

Fomos recebidos pelo Antônio que, com muito prazer, nos mostrou as instalações da ONG. Lá percebemos a seriedade e o profissionalismos no trabalho que eles desenvolvem, em um terreno de aproximadamente 10.000m2, vimos mudas, sementeiras, e uma grande quantidade de sementes coletadas que estavam sendo preparadas e até já prontas para plantio.
Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Clube da Semente do Brasil / Foto: Ana Andrade


Antônio também nos explicou o trabalho e as dificuldades que a ONG enfrenta atualmente, talvez parte do terreno tenha que ser vendido para que ela possa continuar seus trabalhos. Se você quiser conhecer mais acesso o site http://www.clubedasemente.org.br/.
Alexânia - GO Foto: Ana Andrade
Clube da Semente do Brasil / Foto: Ana Andrade


E se você resolver ir a Olhos D’Água, não se esqueça de conhecer também este lindo local.

Mas, o povoado ainda tem mais uma surpresa, o Bar Museu, e a loja de artesanatos Fatinha Fibra e Fios, parada obrigatória para quem passa por lá! Confira no próximo post.
Não perca e não esqueça de seguir nosso Blog, Canal no Youtube e Facebook.

maio 16, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 2

Voltando ao pequeno povoado que os encantou no interior de Goiás, vale relatar que naquele local o Historiador  Paulo Bertran em seu livro “História da Terra e do Homem no Planalto Central”  escreveu que “Pelo meridiano de 48º35’25” da linha de Tordesilhas(...)” Este meridiano corta, além de outras cidades goianas, Olhos D'Água.



Pois bem, essa é uma das surpresas que queríamos trazer para vocês.

Linha do tratado de Tordesilhas: Imagem: google maps
O tratado de Tordesilhas. Ele foi assinado em 1494. “O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.” (wikipedia).
Tratado de Tordesilhas / Fonte: Wikipedia

Há muitas controvérsias sobre qual seria de fato o local da famosa linha imaginária, geógrafos e historiadores divergem quanto ao real local, considerando a curvatura da terra, uma suposta inclinação da famosa linha, tudo isso causado pela ausência de uma expedição que fora acordada na assinatura do trato e nunca realizada de fato. Mas o que nos interessa é que um grande estudioso da economia, geografia e história do planalto central (Paulo Bertran), em seus estudos descreveu por onde passaria a famosa linha.



E cá estamos nós, exatamente neste local.
Linha do tratado de Tordesilhas sobre Olhos D'Água / Imagem: google maps


Aos mais curiosos a imaginação permite ir longe, não só pela linha em si, mas pelo clima interiorano, com suas casas históricas, que o local nos propicia.
Entrada do Bar Museu / Olhos D'Água - Alexânia/Foto: LMR

O vídeo nos permite ter uma ótima idéia do que seria da Coroa Portuguesa e Espanha (Coroa de Castela, à época).

Quem diria que este pequeno povoado teria uma história tão interessante?

Mas ainda tem mais coisas lindas como Antiquário e belas iniciativas como o Banco de Sementes do Brasil, também podem ser encontrado em Olho D’Água. Sobre isso, escreveremos em nosso próximo post. Não perca e não esqueça de seguir nosso Blog, Canal no Youtube e FaceBook.
Fotos: Ana Paula Andrade e Leonardo Milhomem

maio 06, 2017

Olhos D'Água Alexânia-GO - Parte 1

Pegamos um desses feriados prolongados e decidimos conhecer um povoado bem pequenino escondido como tesouro no interior de Goiás.




Casa em Olhos D' Água / Foto: Leonardo Milhomem
Fomos ao povoado de Olho D’Água, que fica no município de Alexânia. Este município atualmente é famoso por ter uma fábrica de cervejas e refrigerantes e um Outlet, mas não foi nada disso que fomos buscar.


Quem passa pela  estrada que liga Brasília a Goiânia (BR-060), acaba passando por Alexânia, uma cidade criada na década de 1950, mas poucos sabem que lá existe um pequeno tesouro escondido nos limites deste município, e que tem uma bela história.
Olhos D'Água / Imagem: Google

A região ainda possui muita área de cerrado preservado (no que pese a expansão agrícola da região) então fomos buscar imagens, como sempre fazemos, para os nosso canais (Youtube e Facebook), mas nos chamou a atenção a beleza do pequeno povoado.
Olhos D'Água - Alexânia - GO / Foto: Ana Andrade

Fomos em busca de alguma coisa interessante que pudéssemos trazer para vocês, mas a surpresa foi maior que imaginávamos, encontramos muitas coisas interessantes. Tantas coisas que apenas uma postagem ou um vídeo seria insuficiente para demonstrar essas belezas e curiosidades que encontramos.


Olhos D'Água - Alexânia - GO / Foto: Ana Andrade
A primeira coisa que nos impressionou foi o clima bucólico. A sensação de paz ao entrar no povoado é convidativa. Assim como em outras cidades do interior do Brasil, há uma grande igreja e em sua frente uma praça, rodeada de edificações antigas e muito bem conservadas.


Por sorte, era dia de feira. Esta pequena feira ocupa uma parte da praça e logo, mesmo sem comprar nada, já fomos bem recebidos e fizemos amizade com os feirantes. Os produtos locais são típicos de interior, com ovos, queijos, doces, óleos medicinais, mas também encontramos artesanatos.
Barraca de artesanatos da Gabriela - Feira de Olhos D'Água - Alexânia - GO / Foto: Ana Andrade



Léo e a Artesã Gabriela - Olhos D'Água - Alexânia - GO.
Foto: Ana Andrade
Por falar em artesanatos, nossa primeira tentativa de compra foi frustrada, ao tentar comprar uma saboneteira de cerâmica, não foi possível! A artesã Gabriela, não nos deixou comprar, pois na realidade nos presenteou e ainda nos deu mais duas saboneteiras para sortear para os nosso leitores, o que faremos em breve pelo Facebook. Além disso, nos deu várias dicas sobre as outras atrações e curiosidades de Olho D'Água.


Uma das curiosidades é que bem ali, naquele lugarzinho bem escondido, passa a linha do Tratado de Tordesilhas. Você se lembra do famoso tratado entre Portugal e Espanha que dividiu as Américas? Então, aquela linha imaginária passa bem alí, mas de tão interessante vamos dedicar um post e um vídeo inteiro para este assunto.


É possível nos seguir pelo Blog e também pelo Facebook e Youtube. Fique ligado em BioCamera Ação e não perca as outras atrações que esse pequeno povoado, já apelidado de pequena Pirenópolis, tem.

Olhos D'Água ou Olho D'Água ? Segundo o IBGE, o nome oficial é Olho D'Água (singular), que inclusive já foi a sede do Município antes de existir e ser chamado de Alexânia, mas quase todas as pessoas que conhecemos, inclusive os moradores chamam mesmo é de Olhos D'Água(plural).

maio 04, 2017

Esplanada dos Ministérios Selvagem !


Quando se fala em Brasília, a maioria das pessoas já pensa logo em arquitetura ou política, mas nós decidimos mostrar que aqui também tem um pouquinho de vida selvagem também, confira o vídeo.


Essas imagens foram feitas com celular, no coração de Brasília, a Esplanada dos Ministérios, principalmente no anexo do Ministério da Educação.

Se inscreva em nosso canal do Youtube, para ver mais belezas relacionadas a natureza, meio ambiente, turismo ecológico, discuriosidade e muito mais.




abril 10, 2017

Detalhes tão pequenos...

Você já deve ter percebido que adoramos fotos, vídeos, aventura e natureza. Hoje vamos mostrar alguns detalhes da natureza que passam despercebidos por muita gente, são as pequenas belezas naturais.


Para se fotografar esses seres vivos bem pequenos utilizamos a lente “macro”, que permite se aproximar bastante do objetos a ser fotografado sem que se perca o foco. É exatamente essa proximidade que nos permite registrar coisas que passam despercebidas para a maioria das pessoas.


Essa flor, por exemplo, possui cerca de 1cm. Com esse tamanho nosso olho geralmente não perceberia a riqueza de detalhes.


A umidade dos musgos, liquens e fungos também podem ser percebidos de uma forma diferente. E tudo isso, na realidade pode ser encontrado em uma simples casca de árvore.




O detalhe da formiga:







Observe bem essa mosca listrada no furo que foi feito em uma fruta:


E o que parece ser uma floresta, na realidade não passa de algumas briófitas e os esporófitos (hastes e cápsulas). Em outras palavras, em pleno ciclo reprodutivo. Muitas delas não tem nem 2 cm.




Para finalizar, um lindo vídeo com a seleção de fotos tiradas com a lente macro no cerrado Brasileiro.


Todas as fotos foram tiradas por Leonardo Milhomem, cedidas para BioCamera Ação. Local: Chácara São Francisco / Alexânia - GO.

Agradecimento a Lázaro e Lázara, proprietários do local.

Veja mais coisas lindas ou curiosas em nosso canal do youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCul8jpy1QZCcbgQfORcFTiA