Realmente parece estranho a afirmação do título desta postagem, mas ela tem algum sentido.
Quando se observa uma foto como esta é natural imaginar que a formiga poderia estar atacando o outro inseto (pulgão).
Mas não é o que parece! Esses pulgões são como se fossem seu rebanho de gado. Estranho né? Veja o vídeo !
É comum um fazendeiro proteger o seu rebanho de vacas por estar interessado em seu leite, ou quando os apicultores cuidam as abelhas em troca do seu mel. É exatamente isto que essas formigas estão fazendo, elas estão protegendo os pulgões em troca de um líquido açucarado que os pulgões liberam pelo abdômen.
É comum em plantas de frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, encontrarmos pontinhos pretos como estes:
Estes são os pulgões, eles são parasitas das plantas, ficam um bom tempo parados e sugando a seiva da planta, como se fossem “piolhos de plantas”. Mas quando eles fazem isso precisam ingerir uma grande quantidade de seiva para absorver aminoácidos, e acaba eliminando muito líquido ainda açucarado. E essas formigas adoram, com isso, protegem esses pulgões de predadores, como a joaninha, por exemplo. Essa relação é tão intensa que há casos em que elas cuidam dos filhotes, carregando-os até para seu próprio formigueiro.
Em termos técnicos essa é uma relação chamada de “esclavagismo”, onde a formiga praticamente escraviza os pulgões, pois a relação de dependência (por parte dos pulgões) é tão forte que dificilmente sobreviveriam sem a proteção das formigas.
Mais discuriosidade em nosso canal do Youtube !
Por:Leonardo Milhomem.
Mais discuriosidade em nosso canal do Youtube !
Por:Leonardo Milhomem.